Divino Lemes e vereadores serão empossados neste domingo

Postado em 29/dez/2016

Após 12 anos da sua última gestão, o economista assume novamente a prefeitura municipal. É o seu quarto mandato, desde a emancipação da cidade

Com 21.382 votos, o que representa 42,07% da votação válida, Divino Lemes foi eleito o novo prefeito de Senador Canedo. A posse do novo gestor municipal e dos 13 vereadores para o pleito de 2017/2020 será neste domingo, 1º janeiro, às 8h. A solenidade vai reunir autoridades e a comunidade na Praça Criativa Central. Senador Canedo entra na sétima legislatura, desde a sua emancipação política.

O economista e produtor rural Divino Lemes foi o primeiro subprefeito eleito de Senador Canedo, em 1985. Eleito também o primeiro prefeito da cidade em 1989. Ex-professor, seu primeiro cargo político foi de diretor da Escola Estadual Pedro Xavier, em 1983. Nascido em Bela Vista e casado com a ex deputada estadual Laudeni Lemes, Divino mora em Senador Canedo desde a juventude. Atualmente é filiado ao partido Partido Social Democrático (PSD).

Divino Lemes assume a Prefeitura, após 12 anos de sua última gestão. Com vitória expressiva nas urnas, o político afirma que vê com grande responsabilidade a escolha do eleitor pelo seu nome. “ O maior desafio é atender bem as pessoas, elencar boas ações com uma meta de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explica.

O prefeito eleito cita também que o motivo de muitos confiarem em seu nome está pelas suas escolhas quanto à cidade e a população. “Sempre estou em Senador Canedo, moro aqui, tenho família e amigos, minha vida está no município”.

A Coligação Todos por Canedo vitoriosa nas urnas, também teve a maior parte na Câmara Legislativa. Formada pelos partidos PSD / PHS / PRTB / PC do B / PTC / PMN / PTN / PROS, foram eleitos 7 candidatos dos 13 nomes que assumem a Câmara Municipal de Senador Canedo. Porém o prefeito, afirma que apesar de importante o apoio legislativo não influenciará o trabalho exercido pela Casa das Leis. “ Não vou atropelar o papel crítico e as obrigações dos demais poderes”.

O novo gestor explica que parcerias vão ser importantes para as ações executadas na Prefeitura, como também do governo estadual e federal. “ A segurança pública e a educação vão ser algumas das áreas primordiais de investimento. E precisamos de parcerias. Uma segurança real e uma educação que atenda bem a comunidade, novas vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil e Escola de Tempo Integral’.

Primeiras ações

Divino Lemes explica que o espaço urbano será focalizado em seus primeiros atos como prefeito. “ Vamos limpar a cidade, principalmente pelo risco em que lixo e chuva podem ocasionar na saúde pública. Melhorar a mobilidade urbana, aprimorar o atendimento da população, deixando mais próxima da administração. Avançar em todos aspectos, contribuir para qualidade de vida da população”. O gestor afirma que pretende deixar uma marca de trabalho neste novo pleito. “São inúmeros benefícios que quero buscar para Senador Canedo”, afirma.
Na última vez em que deixou a Prefeitura, em 2004, a cidade possuía, segundo o IBGE cerca de 60 mil moradores, a estimativa é que 102 mil pessoas moram em Senador Canedo. A cidade, que abriga o maior Pólo Petroquímico do Centro-Oeste, tem investimentos em diversas áreas econômicas, três grandes áreas populacionais, formada pelas regiões do Jardim das Oliveiras, Central e Vila Galvão. O gestor diz que vê o crescimento da cidade e seus desafios com motivação. “Temos uma outra realidade, uma cidade que cresceu e tem outros problemas, porém aumentaram também os recursos para sanar as dificuldades”.

Ao tomar posse o economista prometeu assumir a Prefeitura de forma vigilante, de trabalho e compromisso de melhorar a cidade, principalmente a vida das pessoas que escolheram o município como moradia ou mesmo para investir. “Quero em 48 meses de gestão ajudar a população, de forma humana e dedicada a fazer Senador Canedo um lugar bom para o canedenses”.

Carreira política

Além de cargos eletivos em Senador Canedo – no ano de 1983,1985,1997 e 2000, Divino Lemes ocupou cargos em Goiânia, Brasília e na gestão estadual. Em 1989 assumiu a diretoria do Dermu/Compav. Em 1994 ficou a frente do Gabinete do então deputado federal Marconi Perillo, em Brasília. Também trabalhou no Ministério da Saúde, na gestão do então ministro Henrique Santillo. Foi presidente, por duas vezes, da Central de Abastecimento de Goiás – CEASA.

Câmara de Vereadores

Nas últimas eleições municipais, oito parlamentares disputaram a reeleição, sendo reeleitos Eliel José (2º mandato), Roberto Moreira (Betim), 2º mandato, e Vilmar Lima (3ºmandato). Tomaram posse os vereadores novatos: Carpegiane Silvestre (PROS), D’Mel (Solidariedade), Dieguinho (PRTB), Luiz da Saúde (PRTB), Márcio Polo (PP), Rosalvo de Souza (PSDC), Rodrigo Rosa (PRTB) e Sérgio Bravo Júnior (PROS). Os vereadores Wander David (PTC) e Reinaldo Alves (PRTB) já são veteranos na Casa. Ambos estão retornado para o exercício do terceiro mandato.

Histórico político de Senador Canedo: Antes de ser emancipado, Senador Canedo era um Distrito administrado por subprefeitos nomeados pelo prefeito de Goiânia. O requerimento solicitando a emancipação foi na Assembleia Legislativa, em 04 de dezembro de 1984. Em 1988 foi realizado um plebiscito para decidir sobre a emancipação de Senador Canedo. Ano em que Senador Canedo foi elevado à condição de município por meio de Lei Estadual, assinada pelo então governador Henrique Santillo. Na lei de nº 10.435, de 09 de janeiro de daquele ano, constava sobre a composição da Câmara Municipal de Vereadores. Fonte: Prefeitura de Senador Canedo, foto: página de Divino Lemes